• Vicio em Samp • Novos Posts todos os dias, vire seguidor, curta a pagina no Facebook. Sucesso garantido no seu Servidor!

    Divulgue Seu Server Aqui

    Fale com Sr_Trojan

    Anuncie Seu Servidor Aqui Anuncie Seu Servidor Aqui

    Divulgue Seu Server Aqui

    Fale com Ades

    Anuncie Seu Servidor Aqui Anuncie Seu Servidor Aqui

    [TUTO] Criando Sistema de Cigarros

    terça-feira, 15 de maio de 2012
    Tutorial

    Como aprender e/ou usar um Sistema de Cigarros no teu Gamemode. Óptimo para Roleplay.


    Primeiro que nada terá que usar apenas tres includes no topo do GM:

    pawn Code:
    #include <zcmd> #include <sscanf2> #include <a_samp>
    Nota: O sscanf2 nao é necessário neste caso, porém eu pus no tutorial para voces agora criarem os vossos próprios sistemas mais complexos. 


    Segundo terá que criar a variável que permitirá a contagem dos seus cigarros:
    pawn Code:
    new Cig[MAX_PLAYERS];

    Juntamente crie ou adicione as cores necessárias. 

    pawn Code:
    #define COLOR_GREEN             0x33AA33AA #define COLOR_RED               0xA10000AA



    Terceiro agora vamos dificultar um bocado.
    Vamos criar um comando para que o Player ganhe os cigarros, neste caso os compre.

    pawn Code:
    CMD:comprarcigarros(playerid, params[]) {     Cig[playerid] = 10;     SendClientMessage(playerid, COLOR_GREEN, "Tiraste um cigarro do maço.");     GivePlayerMoney(playerid, -200);     return 1; }

    Explicaçao:
    Code:
    Cig[playerid] = 10; - Significa os Cigarros que o player irá receber.
    SendClientMessage(playerid, COLOR_GREEN, "Tiraste um cigarro do maço."); - Manda mensagem ao Player.
    GivePlayerMoney(playerid, -200); - Significa o dinheiro que o player irá pagar.

    Quarto, vamos criar um comando para que o Player fume:
    pawn Code:
    CMD:fumar(playerid, params[]) {     if(Cig[playerid] == 0) return SendClientMessage(playerid,COLOR_RED,"Ja nao tens mais cigarros!");     SetPlayerSpecialAction(playerid, SPECIAL_ACTION_SMOKE_CIGGY);     SendClientMessage(playerid,COLOR_GREEN,"Acendeste um cigarro!");     Cig[playerid] --;     return 1; }

    Explicação:
    Code:
    if(Cig[playerid] == 0) return SendClientMessage(playerid,COLOR_RED,"Ja nao tens mais cigarros!"); - Significa se estiver 0 cigarros, já não pode fumar mais.
        SetPlayerSpecialAction(playerid, SPECIAL_ACTION_SMOKE_CIGGY); - oferece ao playerid, um cigarro.
        SendClientMessage(playerid,COLOR_GREEN,"Acendeste um cigarro!"); - Manda mensagem ao player.
        Cig[playerid] --;

    Quinto vamos criar um comando para que o player saiba quantos cigarros tem no seu "maço".
    pawn Code:
    CMD:maço(playerid, params[]) {     SendClientMessage(playerid, COLOR_GREEN,"======== Maço ========");     new string[MAX_PLAYERS];     format(string,sizeof(string),"Cigarros: %d",Cig[playerid]);     SendClientMessage(playerid,COLOR_GREEN,string);     return 1; }

    Explicação:
    Code:
    SendClientMessage(playerid, COLOR_GREEN,"======== Maço ========"); - Mandar mensagem.
        new string[MAX_PLAYERS]; - Contagem de string neste caso cigarros no format abaixo.
        format(string,sizeof(string),"Cigarros: %d",Cig[playerid]); - Mensagem que diz quantos cigarros tens.
        SendClientMessage(playerid,COLOR_GREEN,string); - Afirma que é uma ClientMessage, e dá a cor á mensagem.



    Nota: Peço desculpa por alguma coisa, eu sei que o código do rapaz que criou o sistema de cigarros está parecido com o meu. Eu apenas usei o que ele fez e adaptei-o á minha maneira. Espero que tenho deixado tudo bem esclarecido. Alguma dúvida é só dizer (:
    0

    Postar um comentário