Créditos: CidadeNovaRP
Postador: Sr_Trojan
pawn Code:
#include <a_samp> #include <zcmd> //Adicionando o ZCMD #include <sscanf> //Adicionando o sscanf #include <DOF2> //Adicionando o sscanf #define CIVIL 0 //Definimos "CIVIL" a 0 #define POLICIAM 1 //Mesma coisa #define GROVE 2 //Mesma coisa #define BALLAS 3 //Mesma coisa #define COR_ERRO 0xAD0000AA //CORES #define COR_SUCESSO 0x00AB00AA //CORES #define COR_AV_ADM 0x007CF6AA //CORES #define COR_AZUL_CLARO 0x00F6F6AA //CORES #define COR_RAD 0x4876FFAA //CORES enum PlayerDados //O enum serve, na maioria das veses, para ser usado em outras variaveis como pode ver abaixo { Organizacao, Cargo } //O enum tem função de criar váriaves que podem ser usadas em outras váriavies, exemplo: /* if(pDados[playerid][Cargo] != 6) { SendClientMessage(playerid, -1, "Você não é LÍDER!"); } */ new pDados[MAX_PLAYERS][PlayerDados]; //Criamos a varíavel que amarzenará os Dados do player /* MAX_PLAYERS = Para qual player será setado ou getado tal informação, exemplo: pDados[playerid][Ornizacao] = CIVIL; PlayerDados = Como eu disse lá no começo, o enum cria varias váriaveis, que pode ser usadas aqui, ao invés de ter que usar aquele monte de "new" */ new GroveCars[3]; //O Número de veículos da organização +1 public OnGameModeInit() { //Como adicionar veículos privados para tal Organização: GroveCars[0] = AddStaticVehicle(509, -101.50000000, 1222.40002441, 19.29999924, 0.00000000, 1, 1); //Troque os parametros de acordo com sua necessidade GroveCars[1] = AddStaticVehicle(509, -103.69999695, 1222.50000000, 19.29999924, 0.00000000, 1, 1); GroveCars[2] = AddStaticVehicle(509, -103.69999695, 1222.50000000, 19.29999924, 0.00000000, 1, 1); return 1; } public OnGameModeExit() { DOF2_Exit(); //Sempre coloque isto aqui quando estiver a usar DOF2, ou irá dar um WARN, e mau funcionamento da include return 1; } public OnPlayerRequestClass(playerid, classid) { SpawnPlayer(playerid); //Ao aparecer aqueles setinhas (<<< >>> SPAWN), o jgador irá levar Spawn return 1; } public OnPlayerConnect(playerid) { SendClientMessage(playerid, -1, "Bem vindo ao Servidor!"); SendClientMessage(playerid, -1, "GameMode/Tutorial by CidadeNovaRP!"); new arquivo[34], playername[MAX_PLAYER_NAME]; //Criamos as váriaveos que irão armazenar o arquivo e o nome do jogador GetPlayerName(playerid, playername, sizeof(playername)); //Getamos o nome do player format(arquivo, sizeof(arquivo), "Contas/%s", playername); //Formatamos o arquivo de acordo com o nome do player (Contas/NOME) pDados[playerid][Organizacao] = DOF2_GetInt(arquivo, "Organização"); //Setamos "pDados[playerid][Organizacao]" de acordo com a TAG getada do "arquivo" pDados[playerid][Cargo] = DOF2_GetInt(arquivo, "Cargo"); //Setamos "pDados[playerid][Cargo]" de acordo com a TAG getada do "arquivo" SpawnPlayer(playerid); //Dá SPAWN no player return 1; } public OnPlayerDisconnect(playerid, reason) { new arquivo[34], playername[MAX_PLAYER_NAME]; //Criamos as váriaveos que irão armazenar o arquivo e o nome do jogador GetPlayerName(playerid, playername, sizeof(playername)); //Getamos o nome do player format(arquivo, sizeof(arquivo), "Contas/%s", playername); //Formatamos o arquivo de acordo com o nome do player (Contas/NOME) if(DOF2_FileExists(arquivo)) //Se a Conta existir { DOF2_SetInt(arquivo, "Organização", pDados[playerid][Organizacao]); //Setamos o valor de "pDados[playerid][Organizacao]" no "arquivo", com a TAG "Organização" DOF2_SetInt(arquivo, "Cargo", pDados[playerid][Cargo]); //Setamos o valor de "pDados[playerid][Cargo]" no "arquivo", com a TAG "Cargo" } else //Se a conta não esxitir { DOF2_CreateFile(arquivo) //Cria o arquivo com os Dados do player DOF2_SetInt(arquivo, "Organização", pDados[playerid][Organizacao]); //Setamos o valor de "pDados[playerid][Organizacao]" no "arquivo", com a TAG "Organização" DOF2_SetInt(arquivo, "Cargo", pDados[playerid][Cargo]); //Setamos o valor de "pDados[playerid][Cargo]" no "arquivo", com a TAG "Cargo" } return 1; } public OnPlayerSpawn(playerid) { if(pDados[playerid][Organizacao] == CIVIL) //Verifica a organização do player { //SetPlayerHealth(playerid, vida); Seta o HP do player //SetPlayerArmour(playerid, colete); Seta o COLETE do player //SetPlayerInterior(playerid, interior); Seta o INTERIOR do player SetPlayerPos(playerid, x, y, z); //Seta a POS do player de acordo com as coordenadas } else if(pDados[playerid][Organizacao] == POLICIAM) //Verifica a organização do player { SetPlayerPos(playerid, x, y, z); //Seta a POS do player de acordo com as coordenadas } else if(pDados[playerid][Organizacao] == GROVE) //Verifica a organização do player { SetPlayerPos(playerid, x, y, z); //Seta a POS do player de acordo com as coordenadas } else if(pDados[playerid][Organizacao] == BALLAS) //Verifica a organização do player { SetPlayerPos(playerid, x, y, z); //Seta a POS do player de acordo com as coordenadas } return 1; } public OnPlayerDeath(playerid, killerid, reason) { SpawnPlayer(playerid); //Spawn no nego! return 1; } public OnPlayerEnterVehicle(playerid, vehicleid, ispassenger) { //Como expulsar do véiculo se não for da organização: if(vehicleid == GroveCars[0] || vehicleid == GroveCars[1] || vehicleid == GroveCars[2] && pDados[playerid][Organizacao] != GROVE) return SendClientMessage(playerid, -1, "Você não tem as chaves deste veículo e foi expulso."), RemovePlayerFromVehicle(playerid); //Este comando é mais complexo, através do "if", verifica se o player está em algum dos veículos da grove, e depois se ele faz parte da grove, caso ele não seja, returna a função que expulsa ele do veículo return 1; } public OnPlayerUpdate(playerid) { new arquivo[34], playername[MAX_PLAYER_NAME]; //Criamos as váriaveos que irão armazenar o arquivo e o nome do jogador GetPlayerName(playerid, playername, sizeof(playername)); //Getamos o nome do player format(arquivo, sizeof(arquivo), "Contas/%s", playername); //Formatamos o arquivo de acordo com o nome do player (Contas/NOME) if(DOF2_FileExists(arquivo)) //Se a Conta existir { DOF2_SetInt(arquivo, "Organização", pDados[playerid][Organizacao]); //Setamos o valor de "pDados[playerid][Organizacao]" no "arquivo", com a TAG "Organização" DOF2_SetInt(arquivo, "Cargo", pDados[playerid][Cargo]); //Setamos o valor de "pDados[playerid][Cargo]" no "arquivo", com a TAG "Cargo" } else //Se a conta não esxitir { DOF2_CreateFile(arquivo) //Cria o arquivo com os Dados do player DOF2_SetInt(arquivo, "Organização", pDados[playerid][Organizacao]); //Setamos o valor de "pDados[playerid][Organizacao]" no "arquivo", com a TAG "Organização" DOF2_SetInt(arquivo, "Cargo", pDados[playerid][Cargo]); //Setamos o valor de "pDados[playerid][Cargo]" no "arquivo", com a TAG "Cargo" } return 1; } public OnDialogResponse(playerid, dialogid, response, listitem, inputtext[]) { if(dialogid == 666) //Verifica se o id do dialog == 666 (do convite) { new playername[MAX_PLAYER_NAME], string[128]; //Variaveis que irá armazenar o nome e "string" GetPlayerName(playerid, playername, sizeof(playername)); //Geta o nome do player que aparaceu o dialog if(response) //Se ele clicar em SIM... { pDados[playerid][Organizacao] = GetPVarInt(playerid, "OrgConvidado"); //Seta a organização de acordo com a PVarInt do comando /convida pDados[playerid][Cargo] = 1; //Seta o cargo a 1 format(string, sizeof(string), "%s aceitou seu Convite.", playername); //Formata uma mensagem com o nome do player que aceitou SendClientMessage(GetPVarInt(playerid, "QuemConvidou"), COR_SUCESSO, string); //Envia a mensgaem a quem convidou format(string, sizeof(string), "%s é o mais novo membro da Organização.", playername); //Formata uma mensgaem com o nome do player que aceitou SendFamilyMessage(pDados[playerid][Organizacao], GetPlayerColor(playerid), string); //Manda a mensagem para a organização do player SendClientMessage(playerid, COR_SUCESSO, "Você aceitou o Convite."); //Manda uma mensagem amigavel ao player que aceitou :P DeletePVar(playerid, "OrgConvidado"); //Deleta o PVar DeletePVar(playerid, "QuemConvidou"); //Deleta o PVar SpawnPlayer(playerid); //Spawn nele! } else //Se ele ciclar em NÃO... { format(string, sizeof(string), "%s rejeitou seu Convite.", playername); //Formata a mensgaem com o nome do player que rejeitou o convite SendClientMessage(GetPVarInt(playerid, "QuemConvidou"), COR_SUCESSO, string); //Envia a mensagem a quem convidou o player SendClientMessage(playerid, COR_SUCESSO, "Você rejeitou o Convite."); //Manda uma mensagem amigavel ao player que rejeitou :P DeletePVar(playerid, "OrgConvidado"); //Deleta o PVar DeletePVar(playerid, "QuemConvidou"); //Deleta o PVar } } return 1; } //=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=( COMANDOS )=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-= CMD:membros(playerid) { new playername[MAX_PLAYER_NAME], string[128]; //Criamos variaveis que irão armazenar o nome e mensganes formatadas if(pDados[playerid][Organizacao] >= 1) { SendClientMessage(playerid, 0xBFC0C2FF, "(=-=-=-=-=-=-=({FFD700}Membros Online{BFC0C2})=-=-=-=-=-=-=)"); for(new i = 0; i < MAX_PLAYERS; i++) //Criamos um loop de acordo com o MAX_PLAYERS { if(IsPlayerConnected(i)) //Verifica se o "i" (player) do loop está online { if(pDados[i][Organizacao] == pDados[playerid][Organizacao]) //Verifica se a organização do player (do loop) é igual a do player que digitou o comando { GetPlayerName(i, playername, sizeof(playername)); //Geta o nome do player(loop)... if(pDados[i][Cargo] <= 4) //Verifica se o player do loop e cargo 4 ou menos { format(string, sizeof(string), "Membro: %s, Cargo: %d", playername, pDados[i][Cargo]); //Formata uma mensgaem com o nome e cargo do player (loop) SendClientMessage(playerid, GetPlayerColor(playerid), string); //Envia a mensagem do player que digitou o comando } else { if(pDados[i][Cargo] == 6) //Verifica se o player é Líder e formata/envia uma mensagem diferente/destacada { format(string, sizeof(string), "Membro: %s, Cargo: Líder", playername); SendClientMessage(playerid, GetPlayerColor(playerid), string); } else if(pDados[i][Cargo] == 5) //Verifica se o player é Líder e formata/envia uma mensagem diferente/destacada { format(string, sizeof(string), "Membro: %s, Cargo: Sub-Líder", playername); SendClientMessage(playerid, GetPlayerColor(playerid), string); } } } } } } else { SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Você não pertence a nenhuma Organização."); } return 1; //Returnando a 1, nunca se esqueça! } CMD:r(playerid, params[]) { new text[128], string[128], playername[MAX_PLAYER_NAME]; //Criando variavés... if(sscanf(params, "s", text)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "USE: /r [MENSAGEM]"); //Aqui está o triunfo do sscanf! Para saber mais informações leia o Tópico if(pDados[playerid][Organizacao] == CIVIL) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Civis não tem Rádio."); //Verifica se o player é CIVIL, se for, returna a mensagem GetPlayerName(playerid, playername, sizeof(playername)); //Geta o nome de quem usou o comando format(string, sizeof(string), "(Rádio) %s [Cargo: %d] diz: %s", playername, pDados[playerid][Cargo], text); //Formata uma mensagem com o nome do player, cargo e a mensgem SendFamilyMessage(pDados[playerid][Organizacao], COR_RAD, string); //Envia a mensagem a organização do player return 1; //Returnando a 1, nunca se esqueça! } CMD:convidar(playerid, params[]) { new id, playername[MAX_PLAYER_NAME], idname[MAX_PLAYER_NAME], string[128]; //Cria variaveis que irão armazenar id, nome e string if(pDados[playerid][Cargo] != 6) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Você não é líder."); //Vê se quem digitou o comando é líder, se não, returna a mensagem if(sscanf(params, "d", id)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "USE: /convidar [ID]"); //Aqui está o triunfo do sscanf! Para saber mais informações leia o Tópico if(!IsPlayerConnected(id)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Este jogador não está online."); //Verifica se o "id" está online... if(pDados[id][Organizacao] != 0) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Este jogador já está em uma Organização."); //Verifica se o player já está em alguma organização, se estiver, returna a mensagem if(playerid == id) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Você não pode convidar a você mesmo."); //Verifica se o "id" = id de quem digitou (playerid) GetPlayerName(id, idname, sizeof(idname)); //Geta o nome do "id" format(string, sizeof(string), "Você convidou %s para sua Organização.", idname); //Formata a mensagem com que foi convidado SendClientMessage(playerid, GetPlayerColor(playerid), string); //Envia a mensagem ao líder GetPlayerName(playerid, playername, sizeof(playername)); //Geta o nome de quem digitou o comando format(string, sizeof(string), "%s está lhe Convidando para fazer parte da Organização: %s \nDeseja aceitar?", playername, GetOrgName(pDados[playerid][Organizacao])); //Formata um dialog com o nome de que convidou e o nome da organização ShowPlayerDialog(id, 666, DIALOG_STYLE_MSGBOX, "Convite para organização", string, "Sim", "Não"); //Cria o dialog de acordo com a "string" e a mostra para o "id" SetPVarInt(id, "OrgConvidado", pDados[playerid][Organizacao]); //Setando PVarInt que será usar no OnDialogResponse SetPVarInt(id, "QuemConvidou", playerid); //Setando PVarInt que será usar no OnDialogResponse return 1; //Returnando a 1, nunca se esqueça! } CMD:promover(playerid, params[]) { new id, cargo, string[128], playername[MAX_PLAYER_NAME], idname[MAX_PLAYER_NAME]; //Cria as váriveis... if(pDados[playerid][Cargo] != 6) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Você não é líder."); //Verifica se o player que digitou o comando é líder if(sscanf(params, "dd", id, cargo)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "USE: /promover [ID] [CARGO]"); //Aqui está o triunfo do sscanf! Para saber mais informações leia o Tópico if(!IsPlayerConnected(id)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Este jogador não está online."); //Verifica se o player que será promovido está online if(pDados[id][Organizacao] != pDados[playerid][Organizacao]) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Este jogador não é da mesma Organização que você."); //Verifica se o "id" é da mesma organização do líder if(playerid == id) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Você não pode promover a você mesmo."); //Verifica se o "id" é ele mesmo (playerid) if(cargo >= 1 || cargo <= 5) //Verifica se o cargo está entre 1 a 5 { pDados[id][Cargo] = cargo; //Seta o cargo do player de acordo com o "cargo" que o líder digitou GetPlayerName(playerid, playername, sizeof(playername)); //Geta o nome do player que digitou o comando GetPlayerName(id, idname, sizeof(idname)); //Geta o nome de quem recebeu a promoção format(string, sizeof(string), "%s promoveu o membro %s para o Cargo %d.", playername, idname, cargo); //Formata a mesgaem com quem prommoveu, quem foi promovido e o cargo SendFamilyMessage(pDados[playerid][Organizacao], GetPlayerColor(playerid), string); //Envia a mensagem para a organização format(string, sizeof(string), "%s te promoveu para o Cargo %d.", playername, cargo); //Formata a mensgame... SendClientMessage(id, GetPlayerColor(playerid), string); //Envia a mesngaem para quem foi promovido } else //Caso o cargo não esta de 1 a 5, envia a mensagem abaixo: { SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Cargos de 1 a 5"); return 1; } return 1; //Returnando a 1, nunca se esqueça! } CMD:demitir(playerid, params[]) { new id, motivo[128], string[128], playername[MAX_PLAYER_NAME], idname[MAX_PLAYER_NAME]; //Criando variaveis :P if(pDados[playerid][Cargo] != 6) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Você não é líder."); //Verifica se o player que digitou o comando é lider if(sscanf(params, "ds", id, motivo)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "USE: /demitir [ID] [MOTIVO]"); //Aqui está o triunfo do sscanf! Para saber mais informações leia o Tópico if(!IsPlayerConnected(id)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Este jogador não está online."); //Verifica se quem será demitido está online if(pDados[id][Organizacao] != pDados[playerid][Organizacao]) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Este jogador não é da mesma Organização que você."); //Verifica se o "id" é da mesma organização do líder if(playerid == id) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Você não pode demitir a você mesmo."); //Verifica se o "id" é ele mesmo (playerid) pDados[id][Organizacao] = CIVIL; //Seta a organização do player a CIVIL pDados[id][Cargo] = 0; //Seta o cargo od player a 0 GetPlayerName(playerid, playername, sizeof(playername)); //Geta o nome de quem demitiu GetPlayerName(id, idname, sizeof(idname)); //Geta o nome de quem foi demitido format(string, sizeof(string), "%s demitiu o membro %s da Organização.", playername, idname); //Formata uma mensagem com o nome de quem demitiu e quem foi demitido SendFamilyMessage(pDados[playerid][Organizacao], GetPlayerColor(playerid), string); //Envia a mensagem para a organização format(string, sizeof(string), "%s te demitiu da Organização. Motivo: %s.", playername, motivo); //Formata uma mensagem com o nome de quem demitiu e o motivo SendClientMessage(id, GetPlayerColor(playerid), string); //Envia a mensagem para quem foi demitido SpawnPlayer(id); //Spawn no nego! return 1; //Returnando a 1, nunca se esqueça! } CMD:darlider(playerid, params[]) { new id, org, string[256], quemdeu[MAX_PLAYER_NAME], quemganhou[MAX_PLAYER_NAME]; //Cria váriaveis que irá armazenar o id do líder, a organização, o nome etc... if(!IsPlayerAdmin(playerid)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "{00E5FF}Você não está autorizado a usar este Comando."); //Verifica se o player está logado na RCON, se não, returna a mensagem if(sscanf(params, "ii", id, org)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "USE: /darlider [ID] [ORGANIZAÇÃO]"); //Aqui está o triunfo do sscanf! Para saber mais informações leia o Tópico if(!IsPlayerConnected(id)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Este jogador não está online."); //Verifica se o player que iria ser setado líder está online if(playerid == id) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Você não pode dar lider a você mesmo."); //Verifica se o "id" é igual ao seu (playerid) GetPlayerName(id, quemganhou, sizeof(quemganhou)); //Geta o nome de quem ganhou a lideança GetPlayerName(playerid, quemdeu, sizeof(quemdeu)); //Geta o nome do admin que deu o líder format(string, sizeof(string), "Você deu líder da Organização %s para %s(ID: %d)", GetOrgName(org), quemganhou, id); //Formata uma mensagem com o nome de quem ganhou a liderança, o nome da orgnização que foi setada e o "id" SendClientMessage(playerid, COR_AZUL_CLARO, string); //Manda a mensgem formatada para quem digitou o comando (quem deu o líder) format(string, sizeof(string), "%s(ID: %d) te deu líder da Organização %s.", quemdeu, playerid, GetOrgName(org)); //Formata uma mensgame com quem deu a liderança, o "playerid" e o nome organização setada SendClientMessage(id, COR_AZUL_CLARO, string); //Envia a mensgaem formatada para que recebeu a liderança format(string, sizeof(string), "%s(ID: %d) é o novo líder da Organização %s.", quemganhou, id, GetOrgName(org)); //Formata a mensagem... SendClientMessageToAll(COR_AZUL_CLARO, string); //Envia a mensagem para todos Online pDados[id][Organizacao] = org; //Seta a organização do "id" pDados[id][Cargo] = 6; //Seta o cargo (liderança) do "id" SpawnPlayer(id); //Spawna o player que rebeu a liderança return 1; //Returnando a 1, nunca se esqueça! } CMD:equipar(playerid) { if(pDados[playerid][Organizacao] == CIVIL) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Você é Civil e não pode equipar."); //Verifica se o player é CIVIL, se for returna a mensagem if(!IsPlayerInRangeOfPoint(playerid, 3.0, x, y, z)) return SendClientMessage(playerid, COR_ERRO, "Você não está no local para se equipar"); //Verifica se o player está nas coordenadas, se for returna a mensagem new ammo = 50*pDados[playerid][Cargo]; //Isto fára que multiplique 50 pelo cargo do player, sendo assim, a munição que o player terá GivePlayerWeapon(playerid, 3, 1); //Dá um cassetete ao player GivePlayerWeapon(playerid, 31, ammo); //Dá uma M4 ao player GivePlayerWeapon(playerid, 23, ammo); //Dá uma pistola silenciosa ao player return 1; //Returnando a 1, nunca se esqueça! } stock GetOrgName(orgid) //stock que geta o nome da Organização de acordo com a "orgid" { new str[30]; if(orgid == 0) { str = "Civil"; } else if(orgid == 1) { str = "Policia Militar"; } else if(orgid == 2) { str = "Grove"; } else if(orgid == 3) { str = "Ballas"; } return str; } stock SendFamilyMessage(orgid, cor, mensagem[]) //stock que envia a mensagem para tal organização de acordo com "ogrid" { for(new i = 0; i < MAX_PLAYERS; i++) { if(IsPlayerConnected(i)) { if(pDados[i][Organizacao] == orgid) { SendClientMessage(i, cor, mensagem); } } } return 0; }
Triunfo do SSCANF:
pawn Code:
//Triunfo do SSCAF: /*Bem, veja o EXEMPLO abaixo:*/ CMD:pm(playerid, params[]) { new id, text[128], playername[24], str[128]; sscanf(params, "ds", id, text) return 1; GetPlayerName(playerid, playername, sizeof(playername)); format(str, sizeof(str), "PM de %s: %s", playername, text); SendClientMessage(id, -1, str); return 1; } Como puderam ver, o sscanf funciona praticamente igual ao format, as diferençãs são que no format usamos por exemplo, %s para letras, %d para ids e %i para numeros, já no sscanf usamos o s, d e i A outra diferença é que o sscanf não precisa de sizeof e ele, vamos dizer assim, organiza o "params" do ZCMD Usando SSCANF: Primeiro é claro precisamos da função: sscanf Depois a variavel que será verificada, sendo: params Agora, o formato das variaveis que serão definidas pelas variaveis: "ds" (d[ids] como se fosse o %d do format e o s[letras], como se fosse o %s) Por fim, a variavel que irá armazenar o parametro, de acordo com o formato de cada variavel, se for "s", deveremos usar strings pro causa das letras, caso seja "d" ou "i", podemos usar uma variavel comum que armazena apenas algoritimos númericos, ficando: id, text CODE Final: sscanf(params, "ds", id, text);
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